Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

O Departamento de Química – DQI – da Universidade Federal de Lavras fundado em 1973 possui como missão o ensino, a pesquisa e a extensão. Hoje o DQI conta com 38 docentes responsáveis pelo ensino e pesquisa de química para diversos cursos de graduação e pós-graduação da UFLA.

O Departamento coordena o curso de graduação em Química (Licenciatura e Bacharelado), e oferta disciplinas para diversos cursos de graduação. Para a Pós-Graduação Stricto sensu, o DQI é responsável pela coordenação do Programa de Agroquímica, do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais (PPGMQ-MG) e do Programa de Biotecnologia Vegetal, todos com os níveis de mestrado e doutorado.

O Departamento também conta com 21 técnicos-administrativos entre servidores e terceirizados, desempenhando funções administrativas e de apoio à pesquisa e ensino.

Integram o Departamento os laboratórios de prestação de serviço à comunidade acadêmica, empresas, associações e produtores rurais. O Laboratório de Análise Foliar realiza análises de minerais e de metais pesados em diferentes amostras, atendendo diversas demandas. O Laboratório de Fertilizantes e Corretivos é responsável por análises de macro e micronutrientes em fertilizantes minerais sólidos e corretivos de acidez. O Laboratório de Análises Físico-Químicas de Aguardente de Cana realiza análises físico-químicas que visam o controle de qualidade da bebida.

No Departamento de Química está situado a Central de Análise e Prospecção Química (CAPQ), um centro multiusuário e interdisciplinar com infraestrutura em cromatografia líquida e gasosa, análise térmica e espectroscopia de infravermelho pertencente à Pró-Reitoria de Pesquisa da UFLA.

O DQI possui laboratórios de aula equipados, laboratórios de pesquisa, gabinetes de docentes, anfiteatro com capacidade para 50 pessoas, salas de técnicos, secretarias e salas para diversas funções. O Departamento está localizado no Câmpus Universitário, em frente à Cantina Central da UFLA.